Amigo, você sabe quantos papas a Igreja Católica já teve? Você conhece ao menos o nome dos cinco primeiros? Não, mas quer saber e conhecer? Pois bem, o catolicismo já teve 265 papas, sendo que os cinco primeiros são santos e chamados de Pedro, Lino, Anacleto, Clemente e Evaristo.

Devido os evangelhos e sua carta, conhecemos bastante a vida de São Pedro. Agora, quero lhe contar brevemente sobre a história de São Clemente Romano, quarto papa, e meditar um pouco, a conta gotas, com sua atualíssima sabedoria.

Além de ter sido bispo de Roma (papa), pouco se sabe sobre sua vida. Podemos dizer, com segurança, que ele foi contemporâneo dos apóstolos e leu os seus textos. Sobre os seus escritos, resta-nos a sua carta aos Coríntios – texto quase incluído na Bíblia -, que foi motivada pelo seu zelo pastoral junto a uma comunidade que estava se perdendo principalmente por falta de obediência e humildade.

Ao tratar sobre os dons de Deus, nosso Pai na fé, estudado e meditado nesta semana, nos ensina que eles devem nos ajudar em nossa salvação. Porém, mal vividos, podem ser-nos motivos de condenação. Por isso, “não tenhamos a alma dividida, e que nosso espírito não se inche por causa de seus dons superabundantes e magníficos” (Cartas aos Coríntios, n. 23).

Adiante, alerta-nos que contra todo tipo de orgulho e soberba é seguro ser obediente a Igreja, pois “é melhor para vós ser encontrados pequenos e dentro do rebanho de Cristo, do que ter aparência de grandeza e ser rejeitados de sua esperança” (Ibid, n. 57)

Como motivação para continuarmos estudando e meditando a vida dos Padres da Igreja, são Clemente nos aconselha: “apegai-vos aos santos porque aqueles que estão unidos a eles se tornaram santos” (Ibid, n. 46). Isso não significa que devemos nos afastar das pessoas que não desejam a santidade. Porém, devemos aprender e desejar seguir os passos das pessoas que deram certo. Em outras palavras, é sinal de inteligência e sabedoria acompanhar nossos irmãos que encontraram o verdadeiro caminho e o percorreram, com fidelidade, até o fim.

Tenha uma ótima semana. Até a próxima Eucaristia – ponto de encontro dos católicos – e na segunda-feira nos reencontraremos para estudarmos e meditarmos sobre Santo Inácio de Antioquia.

Deus lhe abençoe!

Diácono Daniel Antônio de Carvalho Ribeiro, SCJ

Material para pesquisa:

Carta na íntegra de São Clemente Romano aos Coríntios:

http://sumateologica.files.wordpress.com/2010/02/clemente_romano_cartas_aos_corintios.pdf

Catequese do Papa Bento XVI sobre São Clemente Romano:

http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20070307_po.html

Os Padres Apostólicos. Ed. Paulus, 1995. (Merece destaque pela sua introdução à vida e obra de São Clemente Romano).

Anúncios