Vivat Cor Iesu!

Irmãos e irmãs em Cristo, é com muita alegria e confiança em Jesus Cristo, nosso Senhor, que lhes acolho a todos nesta segunda fase do CommunioSCJ!

Por mais de um ano, junto ao Santo Padre Bento XVI, visitamos os Padres da Igreja desde Clemente Romano (…97) até S. João Damasceno (…749). Ou seja, através das grandes figuras da primeira era pós-apostólica, acompanhamos o desenvolvimento e consolidação da Igreja.

Agora, como antes, em comunhão com o Papa Bento XVI, queremos nos dedicar ao aprofundamento da nossa fé estudando o Catecismo da Igreja Católica. Esse é justamente o desejo expresso do Papa ao proclamar um Ano da Fé que terá início no próximo dia 11 de outubro e terminará no dia 24 de novembro de 2013.

Este Ano da Fé foi proclamado na ocasião da celebração do cinquentenário de abertura do Concílio Vaticano II e vinte anos da publicação do já referido Catecismo. Ambos são muito citados, mas pouco conhecidos. Por isso, queremos dar nossa contribuição, mesmo que pequena, para propagar a fé da Igreja como ela mesma nos ensina.

Por isso, durante o Ano da Fé, nos dedicaremos à primeira parte do Catecismo que versa sobre a Profissão de Fé. Nossos textos terão a intenção de provocar a leitura dos textos em sua própria fonte, ou seja, o próprio Catecismo. Cremos que, para vivermos e amarmos mais e melhor como cristãos, precisamos conhecer a Fé que nos foi revelada.

Antes, porém, com calma, nos dedicaremos ao texto da Carta Apostólica Porta Fidei, com a qual o Papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé. Assim, a partir da próxima semana, vocês encontrarão aqui novos textos para meditação e aprofundamento.

Este ano que passou foi além de nossas expectativas. E, por isso, somos muito gratos a Deus e a cada um que fez parte do CommunioSCJ. Mais que antes, contamos com a companhia de cada um nesta nova empreitada. E, enfim, rogamos ao Senhor do Universo que nos conduza a bom termo pelo caminho que nos inspirou.

Que a Santíssima Virgem, mãe de Deus e nossa, sob o título de Nossa Senhora Rainha, que hoje celebramos, nos acompanhe com sua intercessão.

Fraterno abraço! Até a próxima.

 

 

BENTO XVI. Porta Fidei. Disponível em: <http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/motu_proprio/documents/hf_ben-xvi_motu-proprio_20111011_porta-fidei_po.html>.