Saudações a todos vocês, queridos amigos do CommunioSCJ. Depois de uma parada demasiadamente longa, recomeçamos nossa caminhada de compreensão da nossa fé.

Com a mudança de ano, tivemos também a mudança de nossa temática. Particularmente, acolhi com grande alegria a oportunidade de estudar e partilhar sobre a Teologia do Corpo, desenvolvida pelo Beato João Paulo II, de quem sou grande admirador e devoto. Essa teologia, desenvolvida ao longo de uma série de catequeses, é genial e reafirma o imenso valor que o corpo possui dentro da visão cristã.

Aí está um belo ponto de partida: o valor do corpo. A maioria de nós já deve ter se deparado com a acusação de que a Igreja, buscando o espiritual, menospreza o material e consequentemente o corpo. Pelo contrário! Desde o início da Igreja, e particularmente com Santo Tomás de Aquino, o corpo é tremendamente valorizado. G. K. Chesterton, rebatendo essa falsa visão, explicava que “Em comparação com um judeu, um muçulmano, um budista, um deísta ou alternativas mais óbvias, ser cristão significa um homem que acredita que a divindade ou a santidade se ligou a matéria ou adentrou o mundo dos sentidos” [1]. Pois o cristão é aquele que acredita que Deus se fez homem, assumiu um corpo, se fez matéria. De fato, “a humanização da divindade é realmente o mais forte, completo e incrível dogma do credo” [2]. Por isso a escolha do Bem Aventurado João Paulo II em escolher o corpo como tema de sua nova teologia.

Mas estejamos atentos que para entendermos um pouco do mistério do ser humano e compreendermos o que o seu corpo significa, é preciso lembrar que esse ser não é só corpo, mas é também alma. Corpo e alma são preciosos e só quando os dois são considerados podemos nos indagar sobre o que é o homem.

É com essa indagação que João Paulo II começa seu ciclo de catequeses. Ele relembra a resposta de Jesus aos fariseus que questionavam a indissolubilidade do matrimônio: “Vocês nunca leram que o Criador, desde o princípio, os fez home e mulher?” (Mt 19, 4). O termo princípio, embora possa ser tomado também como uma referência à própria natureza humana criada por Deus, refere-se claramente ao livro do Gênesis.

Distinguido entre os dois relatos da criação contidos no livro primeiro livro da Bíblia, João Paulo II toma o primeiro relato, contido no primeiro capítulo, para definir o ser humano. Nesse relato, o homem é criado na terra, com todo o mundo visível. Mas ao mesmo tempo, é o único ser criado à semelhança de Deus: “E Deus criou o homem à sua imagem: à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher” (Gn 1, 27). O homem “é portanto colocado acima do mundo. Embora o homem esteja tão intimamente ligado ao mundo visível, a narrativa bíblica não fala, todavia, da sua semelhança com o resto das criaturas, mas somente com Deus” [3]. Essa superioridade do ser humano com relação ao mundo é expressa no mandato de submeter a terra (Gn 1, 28).

A distinção entre o homem e o restante da criação visível é baseada na sua relação com Deus: o ser humano é a única criatura capaz de se relacionar com Deus, a única criatura capaz de Deus. Mas se essa constatação o eleva a um patamar privilegiado, também mostra “a impossibilidade absoluta de reduzir o homem ao mundo” [3]. Sendo capaz de Deus, o ser humano é feito para transcender este mundo e caminhar em direção ao seu Criador. E este é um dado importante acerca do ser humano. Dado que, por faltar a muitos intelectuais e sistemas, acaba levando a uma distorção acerca da verdade sobre o ser humano: a verdade de que ele foi feito para algo que não está no mundo físico. Por isso o homem tem uma sede insaciável. Sua saciedade, por mais que se tente, não está nesse mundo; está em Deus. É o que nos ensina Santo Agostinho, enquanto conversa com Deus:

“Fizeste-nos para ti, e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em ti”[4].

Que o Senhor nos abençoe e nos fortaleça neste ano que se inicia. Uma ótima semana a todos!

 

 

[1] CHESTERTON, G. K. São Tomás de Aquino e São Francisco de Assis. São Paulo: Madras, 2012, p. 28.

[2] Ibidem, p. 24.

[3] “Na primeira narrativa da criação encontra-se a definição objetiva do homem”, de João Paulo II. Disponível em:

<http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/audiences/1979/documents/hf_jp-ii_aud_19790912_po.html>.

[4] SANTO AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Paulus, 21ª edição, 2009, p. 15.

Anúncios