Caros irmãos, celebramos hoje o Domingo da Ressurreição do Senhor, a Páscoa! E mais do que voltarmos às falsas alegrias do carnaval, devemos deixar crescer em nós a vida nova que vem de Deus a fim de que, buscando realmente as coisas do alto (cf. Cl 3,1 – segunda leitura) sejamos realizados como pessoas humanas. Para tanto, peçamos ao Senhor que aumente em nós o dom da fé.

Porque buscar as coisas do alto é a consequência de uma transformação interior: “se download (2)ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus” (Cl 3,1-2), diz o Apóstolo. Todo esforço que fazemos será insuficiente para buscarmos as coisas do alto se não temos agindo em nós a vida nova que vem de Deus. É preciso ressuscitar com Cristo, receber do Pai o Espírito Santo que produz em nós uma realidade nova. E isso se faz pelo dom da fé.

Não basta simplesmente receber a notícia da Ressurreição. Não basta inclusive verificar que o túmulo está vazio: é preciso crer. O discípulo amado viu e acreditou (cf. Jo 20,8). Nós também, como discípulos amados do Senhor corramos ao Seu encontro na solene liturgia e peçamos a graça de crer: de ter e realmente viver a fé. Assim, e, por isso, seremos levados pela poderosa intervenção de Deus a viver uma vida nova, livres do pecado. Esta novidade que já está realmente presente em nós, pois Ele no-la deu no Batismo.

Que a Bem-aventurada Virgem Maria interceda por nós a fim de que sejamos interiormente transformados pelo Amor de Deus!