Caros irmãos, como todos os anos, no segundo domingo da Quaresma, rezamos com o evangelho da Transfiguração do Senhor. Neste ano, seguimos o relato de São Lucas (cf. Lc 9,28b-36). Acompanhemos Jesus que nos revela a glória à qual somos chamados.

É importante, antes de mais, recordarmos que, nos três evangelhos sinóticos, o relato da transfiguração está localizado logo depois da confissão de fé de São Pedro, da revelação da Paixão por parte de Jesus e do consequente convite a tomar a Cruz e segui-lo. Assim, o Ícone - Transfiguracaoevangelho de hoje é como uma referência ao ponto de chegada: nosso Senhor e Mestre nos quer levar à glória da Trindade e sabe que precisamos, desde o início, de ajuda para não desanimarmos com as dificuldades do caminho.

De fato, quem se limita a olhar as exigências que Jesus faz para seus discípulos pode desanimar por verificar corretamente que tudo isso está acima das capacidades humanas. Porém, com o relato da transfiguração o Senhor nos mostra que não só vai à frente indicando o caminho, mas que também é Ele quem dá o Espírito Santo e, com este, a capacidade para segui-lo. Isso fica claro na segunda leitura, na qual o Apóstolo diz que “Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas” (Fl 3,21).

Concretamente, da nossa parte, para recebermos este maravilhoso dom, devemos nos dispor através da oração. Afinal, “Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar” (cf. Lc 9,28) e foi “enquanto rezava” que Ele se transfigurou. Irmãos, que nossa oração não seja um monólogo, mas que, ao contrário, seja composta de momentos de profundo silêncio e comunhão para escutar o que o Senhor tem para nos dizer e a Ele nos unirmos cada vez mais.

Que a bem-aventurada Virgem Maria interceda por nós a fim de que cheguemos transfigurados pelo Espírito de Deus às festas pascais. À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó virgem gloriosa e bendita. Amém!